quarta-feira, 27 de abril de 2011

PARA AONDE VOCÊ ESTÁ INDO???

ANO I - NÚMERO IV
Vila Velha - ES
Quarta-feira, 27 de abril de 2011
11h59min

 
"E cada um foi para a sua casa, Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras." 
[ João 7:53 e 8:1]

Muitas vezes queremos andar à nossa maneira e se alguém nos faz a pergunta “para aonde você está indo???” pode correr o risco de receber uma resposta tais como: “isso não te interessa”; “não lhe devo satisfação nenhuma”; “você não é meu Pai e nem minha Mãe”; “quem você pensa que é pra que eu te dê essa resposta”; e por aí vai, pois, grande é o repertório.

Tal pergunta, normalmente, é feita por alguém que se interessa por nós; que se preocupa com nossas atitudes; que temem que algo de ruim nos aconteça.

Muitos lugares sejam eles bons ou ruins podem ser escolhidos por nós. O Grande Salomão já advertia “há caminho que ao homem parece direito, mas, o fim dele conduz à ruína” [ Provérbios 16:25 ]. Quantos de nós já por vezes trilhamos por caminhos que nos levaram às tristezas e ou angústias; caminhos que nos conduziram ao ponto de falarmos “se eu soubesse que fosse dar nisso, eu jamais teria passado por aqui”; no entanto, necessário é que tenhamos a sabedoria e a humildade em reconhecer nossas falhas e enganos; não podemos negar que nossos pensamentos e ou sentimentos muitas vezes nos levam por caminhos que jamais gostaríamos de ter ido. O profeta Jeremias deixa isso bem claro ao afirmar “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá???” [ Jeremias 17:9 ] Quantas atitudes e decisões foram tomadas de forma impensadas ou mesmo palavras proferidas e que tivemos o desejo de voltarmos no “túnel do tempo” objetivando fazer um reparo, pena que não existe esse tal túnel.

Quem sabe um relacionamento que ao ver “tinha tudo pra dar certo” e não deu; anos de convivência e nada funcionou; do namoro ao casamento e até nascimento de Filhos pra nenhum resultado que fosse favorável; uma entrada numa enrascada por causa de pessoas que se intitulavam Amigas e não eram; uma má negociação que a princípio parecia ser um “negócio da China”; provavelmente, alguém aconselhou; talvez o Pai ou a Mãe ou até mesmo um Amigo, contudo, deu-se ouvidos à voz do próprio coração, deu-se ouvidos aos próprios desejos e existe uma célebre frase que diz “quem não ouve conselhos, ouve: coitado” e aí então vem logo a resposta conclusiva “mas, eu pensei que ia dar certo” ou então “eu nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo”.

Diante de algumas idéias poderemos então voltar à pergunta inicial: Para Aonde Você Indo???

E cada um foi para a sua casa”... Nada melhor do que após um dia de tantas correrias e preocupações rotineiras ir pra casa e tomar um banho bem relaxante e; tomar um refrigerante ou suco geladinho num dia de calor ou quem sabe um chocolate ou chá num dia de garoas ou em épocas frias; estar junto com a Família; ao lado dos Pais; ao lado da esposa amada ou do esposo querido; brincar com os Filhos e colocar os assuntos em dia; ver um filme ou ouvir uma boa música ou até mesmo dar uma pequena deitadinha para um descanso do corpo.

Isso é o natural do ser humano viver em busca de descanso; preocupar-se tão somente com o que é vil ou passageiro buscando assim os próprios interesses; o espiritual, quase sempre é deixado para um outro momento ou nem lembrado é.

A busca do próprio interesse ou dos próprios prazeres podem levar o ser humano a distanciar-se de Deus; o apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios  no capítulo treze, verso cinco enfatiza que “quem, verdadeiramente, ama não busca os próprios interesses”.

O ir para a sua própria casa implica na indiferença com o que era e é, realmente, o mais importante, ou seja, as coisas do alto.

O viver para Jesus e ou andar com Jesus, realmente, pode causar certo desgaste, pois, “aquele que procura viver piamente a vida de Cristão, sofre perseguição e diversas aflições” [ II Timóteo 3:12 e João 16:33 ] contudo, “com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal”.

“...Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.” Uma decisão, totalmente, oposta à daqueles primeiros. O ir para o Monte das Oliveiras, naquele instante, representava a busca pelo espiritual; a busca pelas “coisas do alto”; a busca constante pela vontade do Pai; o desejo de aproximação do Pai; a fuga das coisas materiais e ou carnais; o desprezo ao vil e o apego às coisas eternas; representava a dependência do Pai de uma forma completa e total; Ele estava indo rumo à vontade do Pai; Ele estava indo retomar as energias, as forças; estava indo confidenciar algo para o Pai; estava indo se colocar mais uma vez à submissão e disposição do Pai.

Observe que tão somente Ele tomou uma decisão diferente.

As decisões podem modificar um futuro por completo; as decisões de hoje, determinam como será o dia de amanhã. Quaisquer que sejam as decisões elas hão de definir todo um futuro pela frente, por essa razão o “para aonde você está indo” é tão importante saber.

Necessário é que você observe “para aonde você está indo”. Se, porventura, é casado para aonde você está indo com sua Família, esposa e Filhos??? Para aonde você os tem levado??? Se é solteiro, onde é que você pensa que vai chegar??? Em seu trabalho, com seus Amigos, Familiares, na sua comunidade como têm sido suas decisões e atitudes??? É bom ressaltar que Vitórias somente surgirão em sua vida se você estiver indo rumo à Vontade de Deus.

Aproveite a oportunidade e comece agora mesmo a mudar de rumo; mudar de atitudes; mudar de pensamentos; mudar as palavras e gestos, enfim direcione tudo para as “coisas do alto”.

Não pense apenas, passe a agir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário