sábado, 23 de julho de 2011

O MACAQUINHO


Geremias de Assis Antunes


Certo homem em todas as tardinhas saia de seu trabalho e usava  uma  estrada, que cruzava um lindo e imenso bosque, até chegar em sua casa, onde então após tomar um banho, jantar, ia então descansar...
Numa dessas suas caminhadas vinha ele comendo uma banana, como já era de seu costume, porém, naquele dia veio ao encontro dele um macaquinho ainda bem pequeno que lhe saltou aos ombros e, por ser muito carinhoso,  aquele homem percebeu que o macaquinho estava com fome e, enquanto caminhava, ia dando parte de seu lanche para ele, até que chegou em casa.
Aquele macaquinho agora passou a ficar na casa daquele bom homem; o trajeto dele continuou o mesmo, porém, ele não se esquecia de levar algo para alimentar o macaquinho; assim ia sendo todos os dias e todas as vezes que chegava à sua  casa o macaquinho ia ao encontro daquele homem e rapidamente pulava para os ombros dele, pois sabia que ia alcançar  algo para lhe saciar.
No café da manhã e no jantar, assim eram os dias da semana; já nos finais de semana a comida era ainda melhor, pois, começava com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.
O amor, o aconchego, a intimidade foram tomando conta daquela Amizade entre o homem e o macaquinho; por muitas vezes o macaquinho queria até mesmo dormir no quarto; ficar próximo à mesa à hora das refeições; onde quer que o homem fosse lá estava o macaquinho, “amigo fiel e companheiro”.
Os dias foram passando e o macaquinho crescendo mais e mais, já estava quase do tamanho de seu dono; mas ele não se cansava de ir ao encontro de seu dono e dar um forte abraço, todos os dias assim era; por outro lado o dono ficava super feliz e contente ao ser recebido pelo seu “Amigo”.
Tamanha era a Amizade  dos dois e aquela confiança da parte do homem até que um dia o inesperado aconteceu; foi numa tarde linda de sol quando ao chegar do trabalho, mais uma vez o “Amigo Fiel e Companheiro” correu-lhe ao encontro e começou a abraça-lo e foi abraçando e apertando, porém, aquele homem “bondoso” pensava estar sendo apenas mais uma brincadeirinha de seu “Amigo” que não cessava de aperta-lo cada vez mais forte; e foi apertando, apertando e apertando mais e mais até que aquele homem foi solto ao chão sufocado e já morto. O macaco, simplesmente, agora o deixou caído morto ao chão.

Assim acontece quando nós damos lugar ao pecado. A princípio nós pensamos que não tem nada a ver e vamos alimentando-o; e até pensamos assim é apenas um; todo mundo faz; o que é que tem? Não vejo nada demais... É uma coisa tão boba, tão normal, eu quero fazer e pronto. E começamos então a ter o pecado muito próximo de nós; e cada dia que passa tornamo-nos mais íntimos dele, até que um dia ESSE PECADO NOS SUFOCA E NOS MATA...

“Por que o salário do pecado é a morte, mas, o dom gratuito de Deus é á Vida Eterna que está em Cristo Jesus nosso Senhor” [ Romanos 6:23]

"Não deis lugar ao diabo" [ Efésios 4:27]


"Sede sóbrios; vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" [ I Pedro 5:8 ]


"Sujeitai-vos, pois a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" [ Tiago 4:7/


"... maior é o que está em vós do que o que está no mundo" [ I João 4:4]


Vila Velha – ES
Sábado, 23 de julho de 2011
12h11min

terça-feira, 19 de julho de 2011

TANTA IRA, POR QUAL RAZÃO???


Geremias de Assis Antunes

Creio que muitos já prestaram concursos federais, estaduais e ou municipais ou quem sabe até mesmo um Concurso Vestibular e ao entrar na sala para a realização das provas se deparou com um grande número de pessoas “aflitas e angustiadas” e ao olhar para o quadro negro lá estava o tempo determinado para o início e o fim das provas. Temos que confessar que se trata de instantes de muita tensão, pois, dali sairá o resultado que poderá definir um futuro.
O tempo vai passando e quanto mais se aproxima o fim, mais o coração aperta; o nervosismo pode ser visto à flor da pele; mãos ficam geladas e por fim corre-se o risco de não mais conseguir concentrar; no entanto, em pior situação ficam aqueles que não estavam, devidamente, preparados e já podem sentir os indícios de derrota ou fracasso sabendo então que pouco tempo lhes resta, muitas vezes, partem para atitudes até mesmo um tanto desesperadoras.
No reino espiritual NÃO É DIFERENTE... Existe alguém que já está derrotado; existe alguém que jamais sairá dessa como um vencedor, pois, ele já foi derrotado lá na Cruz do Calvário, porém, ele pensa que ainda terá jeito.
Observe o que nos diz a Palavra de Deus em Apocalipse 12:12 “...o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.
O diabo não desiste nunca; ele não se intimida com facilidade; ele não deixa de tentar; ele quer causar muita perturbação, muita destruição e cada dia mais ele vai “apertar o cerco”;  ele quer causar o máximo de destruição possível, pois, ele é ciente de “que pouco tempo lhe resta”.
Roubar... Matar... Destruir... Tudo isso de uma forma acumulada recheada e coberta de ódio será realizado pelo diabo.
Ele tem levado alguns “pais” a ensinarem seus filhos a usarem drogas ainda na tenra infância; ele tem levado adolescentes e jovens à promiscuidade sexual; garotos e garotas já vivem ativamente no sexo; o aborto ou abandono aos filhos também é causado por ele; ele os leva também às drogas e aos crimes e à morte prematura; ele tem destruído grandes famílias com coisas tão pequenas e mesquinhas; ele tem provocado uma falta de estrutura familiar de maneira indizível; ele tem promovido a quebra de laços de Amizades Profundas; ele tem gerado desconfiança nos corações; ele tem procurado banalizar o amor; tem gerado também a constante insatisfação, a tristeza, a angústia, o sofrimento objetivando com tudo isso a destruição da Obra-Prima de Deus, ou seja, a destruição minha e sua. 
Devemos resistir através da nossa Fé, pois, ele já foi vencido e derrotado.
A Palavra nos aconselha “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, o vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar” [ I Pedro 5:8], mas,se você teme ao Senhor, pode ficar tranqüilo pois, “os anjos do Senhor acampam-se ao redor dos que O temem e os livra” [ Salmos 34:7].
Amém.

Vila Velha – ES
Terça-feira, 19 de julho de 2011
11h56min

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CULTO MORTO

Geremias de Assis Antunes

"Não adianta ser de ouro se o que vai ficar lá dentro está morto"
Culto Morto, seria esta uma expressão correta? Existe mesmo o tal Culto Morto? Se existe o que estaria  levando o Culto à Morte?

Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar e, se ainda não ouviu, pode preparar-se; e dentro dessas hipóteses, talvez você mesmo já tenha proferido tais palavras. O Culto encerrou e ali mesmo no pátio do Templo aparecem os comentários de que o Culto parecia mais um “velório”; o Culto hoje foi “paia”; o Culto estava “frio”;  Enfim, qual seria o tipo de Culto que nos levaria a ter tal sentimento?

“... Eu sei as tuas obras, tens nome de que estás vivo, mas estás morto” [ Apocalipse 3:1 ]

Veja que perigo! Tem aparência de vivo, mas está morto; tem tudo pra estar vivo, mas está morto. É como se num velório estivéssemos e ouvíssemos aquela célebre frase: “Veja, parece que está dormindo”. Mas, com certeza, infelizmente, aquele no caixão está morto, por melhor que seja sua aparência.

Triste é sabermos que essa situação está bem presente em nosso meio. Na Igreja de Cristo, em sua grande parte, muitos  têm vivido apenas de aparência. Vivendo de rótulos e não podemos  negar que apenas um membro do Corpo tem o poder de contaminar todo o Corpo, por causa de uma vida longe da Comunhão com Deus, levando a  atitudes imperfeitas e reprovadas diante do Criador.

A Igreja, destes últimos tempos, está doente; “muitos já morreram e outros ainda estão para morrer”. A todos isto é notório, pois, os Cultos de Oração não são mais os mesmos; as chamadas “séries de conferências” também não são mais as mesmas; o Louvor e a Adoração também não são mais como dantes eram.

O conselho dado à Igreja de Sardes e que serve para muitas Igrejas de hoje é lembrar, guardar e arrepender-se [ verso 3 ]. Lembrar da Sã Doutrina, quando por muitos tem sido esquecida e cada um procura viver do jeito que melhor lhe satisfaz; o lembrar, tão somente, não seria o suficiente; necessário seria lembrar e ter na vida e indo ainda mais além o arrependimento.

Quantos, dentro de nossas Igrejas, cantam, tocam, pregam, ensinam na Escola Bíblica Dominical, sentam ao seu lado no banco, mas, infelizmente, tem aparência de estar vivo, mas está morto.

Um morto não pode prestar Culto; um morto é impossibilitado de Adorar; um morto não tem sabedoria; um defunto não tem como temer ao Senhor. Então poderíamos esperar um Culto Vivo? Poderíamos, dentro desse triste aspecto, aguardar uma Adoração Perfeita? De maneira nenhuma.

A indiferença e a falta de vida têm transformado os Cultos em rituais; transformado o momento de Adoração, o qual deveria ser constante, em momentos de tédio e nostalgia.

Mas, pela Graça e Misericórdia do Senhor ainda existem “aqueles que não se contaminaram” pois, buscam a cada dia uma Renovação Espiritual.

Se o seu viver tem sido um “viver morto”, clame pela misericórdia de  Deus; mantenha uma vida de oração e de comunhão com Deus e com os irmãos. Seja forte e ore por aqueles que estão fracos. procure “meditar dia e noite” na Palavra. Se você está morto, conseqüentemente, o seu Culto e a sua Adoração estarão mortos; todos precisam entender isso. Jesus disse: “...quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá”.

Creia você; creiamos nós pois, pára Deus “todas as coisas são possíveis”. Ele tem o Poder de mudar a história.

Amém.
Vila Velha - ES
Quinta-feira. 07 de julho de 2011 
11h56min



Texto Original - Governador Valadares, 16 de abril de 2008
                                       09h55min

ADOLESCENTES E JOVENS E OS OBSTÁCULOS PARA SERVIREM A JESUS

Geremias de Assis Antunes


Ao longo de toda a história o ser humano tem um íntimo desejo por uma busca pelo Criador, no entanto, no curso dessa jornada muitos obstáculos são impostos pelo inimigo objetivando o desânimo e por fim a desmotivação pela busca que, até então, parecia ser tão fácil.
O inimigo possui diversas “mercadorias” a serem oferecidas de acordo com cada “cliente”; ele sabe muito bem o que é que agrada a cada pessoa, mal sabendo tal pessoa que essa “mercadoria” poderá servir para afastá-lo do Criador. Grande tem sido a diversidade de “mercadorias” que o inimigo vem usando pra colocar diante de cada Adolescente e de cada Jovem.
Veja a seguir alguns desses obstáculos e você então poderá analisar se nalgum desses se acha enquadrado.
Numa pesquisa, recentemente, feita por esse BLOG demonstrou uma grande realidade a respeito dos obstáculos que têm impedido ou então tem se tornado obstáculos para que Adolescentes e Jovens vivam de uma maneira de maior santidade e que vivam melhores para Deus. Ressalta-se que tal pesquisa foi realizada entre os Adolescentes e Jovens, pessoas como você.
A pesquisa constava da seguinte questão: “Quais os obstáculos têm impedido que Adolescentes e Jovens sirvam a Deus de uma maneira fiel???”
Então assim ficou:
01] FALTA DE TESTEMUNHO DOS PAIS E OU FAMILIARES = 0% ... Parabéns aos Pais e Familiares que têm mantido um bom testemunho perante os Filhos Adolescentes e Jovens e que assim permaneçam cada dia mais fortalecidos no Senhor.
02] FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS = 8% ... Adolescentes e Jovens estão assumindo que esse item tem sido parte da vida de alguns, então o que resta é buscar mais de Deus pedindo a Ele interesse no estudo e meditação da Palavra; também cabem aos Pais, Familiares, Professores de Escola Bíblica Dominical, Líderes de Catecismo, Pastores e Padres a providenciarem um meio que estimule aos tais a conhecerem um pouco mais da Palavra de Deus.
03] AS COMPANHIAS NÃO COOPERAM = 10% ... A Palavra de Deus nos deixa bem claro numa ADVERTÊNCIA quando nos diz “Não vos enganeis; as más companhias corrompem os bons costumes” [ I Coríntios 15:33 ]. Se bem observar poderá ver, que esse texto foi apresentado para aqueles que eram Servos do Senhor e o conselho de imediato logo vem: a]não vos enganeis”... Não fique enganado; não se iluda muitas vezes o ser humano tem uma enorme facilidade em se deixar enganar, pois, até mesmo o seu próprio coração o engana [ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? - Jeremias 17.9 ] b] “as más companhias”... Existe muita gente “boa”, cheia de “boas intenções” que, no entanto,  não são boas companhias;  existe uma antiga frase que dizia “gente ruim não traz estrela na testa”; que característica então possuem essas más companhias e que devem ser evitadas??? c] “corrompem os bons costumes”... Essa é a conseqüência, ou seja, a destruição dos bons costumes; necessário é que seja valorizado todas as boas coisas aprendidas dentro da Família; que seja valorizado as sãs doutrinas; que sejam mantidos os bons costumes, mas que acima disso NÃO SE DEVE MISTURAR COM MÁS COMPANHIAS, pois, as tais destruirão todas as suas fortes bases aprendidas em seu Lar, em sua  Igreja, na escola ou até mesmo num encontro de Familiares. As más companhias corrompem, matam, destroem, acabam por fim com tudo de bom que há em seu coração e em sua mente.
04] FORTE DESEJO PELAS PAIXÕES CARNAIS – SEXO = 82% ... Segundo a pesquisa, esse é o maior obstáculo para que Adolescentes e Jovens vivam em conformidade com a Palavra de Deus. O bom da história é que tal fato tem sido por eles reconhecido, porém, o que resta é que tais Adolescentes e Jovens busquem de Deus uma maior santidade. FUJA mesmo quando parecer impossível; FUJA quando perceber que está indo na direção das paixões carnais; FUJA e não tente experimentar o seu limite; se você não quer cair no pecado o conselho é FUJA; não fique perto se sabe que é ali que você poderá cair. Seja você Garoto ou Garota FUJA... Não fique pensando que você não cairá; não pense que você poderá ser mais forte que outros, pois, o inimigo não brinca em serviço e nem joga pra perder. Cuidado com o tipo de namoro que você tem mantido, permita que Jesus esteja no controle; FUJA de revistas e ou sites pornográficos; FUJA das conversas em chats que possam te motivar aos prazeres carnais, lembre-se que o seu corpo é Templo do Espírito Santo; o seu corpo é a casa onde Deus habita; não danifique essa casa. MANTENHA a pureza de mente e coração; seja puro no falar e no agir; busque Sabedoria e Poder dos altos céus e então poderá ser “mais que vencedor”.
Caso se sinta fraco, busque alguém que seja capaz de te ouvir e te orientar segundo a Vontade de Deus.
O próprio Deus diz: “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes”. [ Jeremias 33:3 ].
Deus está pronto e de braços abertos pra te receber, vá até Ele e Ele te dará Segurança e Vitória.

Vila Velha - ES
Quinta-feira, 07 de julho de 2011 
10h56min